Conteúdo

Safra Report: recomendações para o mês de agosto para o seu perfil de investidor

Safra Report do banco Safra para o mês de agosto traz análise do cenário e investimentos recomendados para ultraconservadores, conservadores, moderados ou dinâmicos 07/08/2023 – 16h48 | Atualizada em 07/08/2023 – 17h05 Leitura de minuto

O mês de agosto começou com o tão debatido início do afrouxamento monetário pelo Banco Central. O Comitê de Política Monetária decidiu reduzir a taxa Selic em 50 pontos base, para 13,25% ao ano.

Este também será um mês pautado pela divulgação de resultados das empresas, referentes ao segundo trimestre do ano. E estarão vivas na agenda do investidor as discussões sobre a agenda de reformas econômicas, que poderiam contribuir para manter o bom humor do mercado ao buscarem um equilíbrio fiscal.

A segunda fase da reforma tributária, que visa atacar a tributação de lucros e dividendos, também precisa estar no radar dos investidores nas próximas semanas.

Portfólios de investimentos recomendados para agosto

Para agosto realizamos pelo quarto mês consecutivo alterações nos portfólios que denotam nossa visão positiva para investimentos de maior risco no Brasil.

O comitê de alocação do Safra tem visão positiva para investimentos em renda variável local e renda fixa inflação de prazos mais longos, especialmente os isentos de IR, em função da perspectiva do início da redução da taxa básica de juros e o caminho que a taxa deve percorrer ao longo das últimas três reuniões do Copom de 2023.

Entendemos que as classes supracitadas têm maior potencial de capturar o movimento de queda de juros que as demais classes de investimento local presentes em nossa alocação, especificamente a renda fixa prefixada e os fundos imobiliários – classes que apesar de apresentar potencial de valorização e serem importantes no portfólio, preferimos realizar lucro.

Aumentamos levemente a parcela pós fixada, apesar do movimento de redução de juros, no sentido de equilíbrio do risco potencial dos portfólios, uma vez que nosso objetivo é capturar o potencial das classes de maior risco, sem necessariamente aumentar o risco total do portfólio.

Também no sentido de equilibrar o risco potencial total do portfólio, fizemos um aumento na posição de renda variável internacional, em dólar, classe que apresenta potencialmente uma oportunidade – em função da melhora de percepção em relação a economia americana – e permite, pelo efeito cambial, potencial proteção para as classes de risco locais.

Qual é o seu perfil de investidor?

A avaliação do perfil de investidor nos ajuda a entender três aspectos fundamentais:

1. Capacidade para investir, considerando o equilíbrio entre renda, despesa, poupança e reservas atuais,
2. Tolerância às oscilações nos valores dos investimentos e Conhecimento e experiência com investimentos. 
3. A combinação ponderada desses aspectos classifica o investidor em um dos quatro perfis abaixo: 

Investidores ultraconservadores demonstram baixíssima tolerância às possíveis oscilações nos seus investimentos. Mesmo assim, entendemos que existe espaço para diversificação por meio de Renda Fixa e Fundos Multimercado. Além disso, aplicações com prazos mais longos têm potencial de gerar retorno adicional para os investimentos, porém com riscos controlados.

Investidores conservadores demonstram baixa aceitação às oscilações nas suas carteiras. No entanto, não quer dizer que não aceitem oscilações. Neste sentido, entendemos que existe espaço para a diversificação além da Renda Fixa e Fundos Multimercado, adicionando uma parcela de investimentos em Renda Variável Local e ativos internacionais.

Investidores moderados aceitam oscilações em seus portfólios em prol do maior potencial de retorno. Fundos Multimercados podem ser predominantes na alocação para potencializar a expectativa de retorno esperado. Pensamento de longo prazo é importante para este investidor.

Investidores dinâmicos aceitam oscilações significativas em seus investimentos em busca de maiores potenciais de retornos. Poderá haver maior exposição à Renda Variável, Fundos Imobiliários e Internacional, com o objetivo de potencializar retornos diferenciados. O foco no longo prazo é muito importante para este investidor.

A importância da diversificação

Reforçamos a recomendação de diversificação de investimentos entre todas as classes da nossa recomendação – da renda fixa pós-fixada aos fundos imobiliários, passando pelas alocações Internacionais. Nossos portfólios são desenvolvidos prezando o equilíbrio entre todas as classes de ativos buscando a capacidade de capturar as boas oportunidades com as devidas proteções contra a materialização dos riscos previstos e imprevistos.

Matéria retirada de: https://www.safra.com.br/central-de-conteudo/investimentos/safra-report-recomendacoes-para-o-mes-de-agosto-para-o-seu-perfil-de-investidor.htm

Artigos relacionados:

Fale com um assessor