Vivemos em um mundo no qual, por influência de fatores políticos e conflitos internacionais, a economia global é diretamente afetada. Na nova era de uma economia computacional, as decisões governamentais e crises internacionais afetam diretamente os mercados financeiros, taxas de câmbio e preços de commodities.
Principais Tendências Geopolíticas
Guerras e Conflitos Regionais
Conflitos como na Ucrânia ou Oriente Médio interrompem a cadeia de suprimentos global, aumentam os preços do petróleo e causam inflação. Por exemplo: O preço de um barril de petróleo subiu mais de 20% em menos de seis meses após a Rússia e a Ucrânia iniciarem a guerra.
Inflação e Política Monetária
A inflação mundial obrigou bancos centrais a aumentar as taxas de juros, impactando diretamente os mercados de ações. O Federal Reserve elevou sua taxa básica para o pico de 22 anos, no ano seguinte, prejudicando o investimento em ativos de risco.
Política Comercial e Sanções Econômicas
Países como os EUA impuseram abertamente sanções econômicas a países que acreditam representar um risco econômico para si mesmos. Isso, por sua vez, impactou não apenas os fluxos de investimento, mas também o comércio internacional.
Os investidores agora são obrigados a monitorar continuamente os desdobramentos na política e ajustar suas estratégias de acordo para minimizar o risco.